sexta-feira, 30 de julho de 2010

A Liturgia Evangélica 20: Silêncio

Por Michael "iMonk" Spencer.

The Evangelical Liturgy 20: Silence originalmente publicado em InternetMonk, 29 de outubro de 2009. Traduzido com permissão.

O silêncio foi banido da maior parte dos cultos contemporâneos como se fosse uma coisa totalmente vil; no entanto, qual consumidor de cultos modernos não voltaria de um retiro monástico dizendo "eu adorei o silêncio"?

A liturgia protestante não tem tradição de silêncio, mas momentos de silêncio foram incorporados, com freqüência, no culto protestante.


Por exemplo, a oração pastoral às vezes é precedida de silêncio. Sermões podem ser seguidos de silêncio. Algumas congregações colocam os avisos bem antes do prelúdio, então pedem relativo silêncio durante o prelúdio. A idéia básica do prelúdio ou do poslúdio pode incluir silêncio, em algumas igrejas.

O silêncio traz consigo alguns obstáculos funcionais, especialmente onde há crianças pequenas, mas tenhamos em mente que não estamos tentando alcançar algum tipo de estado de silêncio absoluto como um dever, mas sim o "aquietai-vos e sabei que eu sou Deus".

Talvez seja mais útil a idéia de simplesmente parar com as conversas e ficarmos quietos e sossegados perante o Senhor como uma preparação para o culto.

Muitos evangélicos não têm idéia de quão barulhentos os seus cultos são. Tragam um visitante da Igreja Católica, ou da Anglicana, e vejam como eles comparam os momentos "silenciosos" do seu culto com o deles.

Eu cresci em uma tradição onde "meditação com música de fundo" era comum no culto. O culto de muitas igrejas batistas  tradicionais continuam essa prática como parte das suas orações durante o culto. Exatamente como o silêncio e o som de um órgão eletrônico ou slides de paisagens acompanhados de música enlatada guardam relação com o culto, ainda é um mistério para mim. Eu costumo achar esses momentos de meditação tudo, menos meditativos.

O silêncio, levado a extremos desconfortáveis, pode causar distração e até mesmo vergonha. Seja criterioso. Eu tenho usado uma introdução silenciosa para a oração pastoral por anos, e continuarei fazendo até o dia em que eu acabe dormindo durante o silêncio. Aí teremos de rever essa idéia.

Nenhum comentário: