quarta-feira, 30 de junho de 2010

A Liturgia Evangélica 10: O Sermão das Crianças

Por Michael "iMonk" Spencer.

The Evangelical Liturgy 10: The Children’s Sermon originalmente publicado em InternetMonk, 10 de setembro de 2009. Traduzido com permissão.

Para quem está chegando agora, leiam a Introdução desta série, então cliquem aqui em Série: Liturgia Evangélica para ler os demais artigos. Resumindo, eu estou caminhando por todas as partes do culto protestante tradicional e discutindo o mérito de recuperarmos nossa própria tradição litúrgica.


O sermão das crianças é certamente a parte mais inovadora e opcional da liturgia protestante. Eu não conheço suas verdadeiras raízes históricas no evangelicalismo, mas hoje em dia já é uma prática comum em muitas igrejas protestantes que empregam o tipo de liturgia que eu estou descrevendo aqui.


Certamente, ninguém deve ser criticado por não tê-lo, nem é possível fazê-lo em algumas igrejas por razões válidas (como a falta de crianças!). Fica inteiramente ao critério do pastor.

O mérito do Sermão das Crianças será debatido por aqueles que têm opiniões fortes quanto a tornar qualquer parte do culto "acessível às crianças", mais ou menos da mesma forma que as inovações de "acessibilidade aos buscadores" previsivelmente ensejam ira e objeções.

Os objetores apontarão que as crianças deveriam aprender as práticas litúrgicas de sua igreja por meio do sentar no banco, observar, participar quando possível e fazer perguntas aos pais em casa.

Os que apóiam o sermão das crianças destacarão que ele:

a) É, com freqüência, um meio valioso de incluir as crianças na liturgia, especialmente quando se faz uso do Ano Cristão, do Lecionário e de várias perguntas catequéticas;

b) Desperta o interesse no restante do culto, o que pode resultar em maior atenção, participação e bom comportamento.

c) Por vezes fornece uma extensão útil do sermão para a congregação adulta, por meio da lição do sermão das crianças (alguém já notou que alguns sermões sobre mordomia cristã acabam se infiltrando no sermão das crianças?);

d) Cria uma identificação entre o ministro e as crianças, tornando-o mais acessível.

e) Ajuda as crianças a ouvir e entender o Sermão;

f) Fornece um bom ponto de transição para o momento em que as crianças deixam o culto para irem para suas classes ou culto infantil (na igreja anglicana que eu visito de vez em quando, as crianças saem nessa hora, voltando para o hino final);

g) Nos ajuda a lembrar que nem toda pregação precisa ser complexa, comprida ou acusadora. Uma boa ilustração objetiva no contexto da Escritura também ajuda muitos adultos, jovens etc. Eu sei que cristãos de todo tipo dizem que o sermão das crianças é seu momento favorito do culto.

Minha esposa tem escrito sermões para crianças e ilustrações objetivas há vários anos, e as postado em sua página na internet. E isso é engraçado, já que não estamos em igrejas que usam sermões para crianças já há alguns anos. Eu lamento não os empregar mais quando eu era pastor. Eu sei de muita gente boa nisso, cujos dons são constantemente ignorados ou subutilizados. Isso é desperdício. Bons sermões para as crianças são um grande auxílio para qualquer igreja.

Eu também preciso dizer que os momentos de humanidade e leveza fornecidos pelas próprias crianças são, com freqüência, a melhor dádiva do dia. Jesus usava crianças com freqüência como ilustrações e exemplos. Ver e observar crianças nos ajuda a lembrar por que ele fazia isso e o que ele estava comunicando.

Além do mais, esses momentos "verdadeiros" evitam que nos tornemos tão alienados e piedosos que não consigamos mais rir e sermos nós mesmos: seres humanos amados por Deus em qualquer idade e fase da vida.

Eu sou um grande defensor do sermão das crianças como parte da liturgia, seja pelo pastor ou por alguém bem capacitado na área. Eu digo: usem-nos!

Eu percebo que muitas igrejas não irão, e algumas ainda criticarão a idéia como prejudicial a um culto sério. Eu tenho de discordar. Deixem as crianças vir, e nos mostrar a alegria de uma igreja multi-geracional.

Eu prefiro bem mais um sermão das crianças no culto comum do que a abordagem de "culto infantil" e alguns dos excessos que vem com ela.

Mesmo batistas e outros tipos não-aliancistas podem desfrutar de um bom sermão das crianças. :-)

NOTA: Lembrem-se que um dos patrocinadores do InternetMonk é o blog Ministry to Children, de Tony Kummer. Dêem uma olhada e sigam!

Nenhum comentário: