quarta-feira, 16 de junho de 2010

Liturgia Comparada

Eu preparei este material para embasar uma argumentação na comunidade João Calvino no Orkut. Mas creio serem de interesse geral dos nossos leitores: trata-se das traduções das liturgias oficiais da RCA, da CRCNA, da PCUSA, da PECUSA (antiga episcopal americana) e da ULCA (antiga luterana americana).

Delas, acho que a mais interessante é a luterana, que é uma liturgia inteira cantada, partituras inclusas.

E saiu uma nova revisão do Rito I do Manual da Sociedade pela Liturgia Reformada (sim, de novo).

Eu tentei conservar a diagramação original tanto quanto possível. E pode ser que eu faça novas traduções, dependendo do que me vier às mãos, e do interesse dos leitores! Comentem!

Boa leitura!



Culto Público, Rito I, da Sociedade pela Liturgia Reformada (2010).

Culto para o Dia do Senhor, da Igreja Reformada da América (RCA).

Ofício da Palavra e dos Sacramentos, da Igreja Cristã Reformada da América do Norte (CRCNA) (1981).

O Culto do Dia do Senhor, do Livro de Culto Comum (1993) da Igreja Presbiteriana dos EUA (PCUSA).

O Culto, do Culto Comum da Igreja Luterana Unida da América (ULCA, atualmente Evangelical Lutheran Church of America) (1917).

A Santa Comunhão, do Livro de Oração Comum (1928) da Igreja Protestante Episcopal dos EUA (PECUSA, atualmente The Episcopal Church).

2 comentários:

Mauricio disse...

Muito bom o material!!
obrigado meu irmão pelo serviço prestado. Que Deus seja glorificado!!!

Neste último domingo, baseado no material acima, tivemos na IP em Iguaba Grande-RJ um legítimo Culto Reformado. Segundo a melhor tradição das igrejas reformadas, e, contudo, fervoroso, dinâmico e vivo. Tudo foi feito para a glória de Deus e com diversas leituras bíblicas (essa mesma, aquela palavra de Deus que quase não é mais lida em nossos cultos).
os cânticos não estão enumerados na liturgia abaixo, mas não eram essas bobagens que se cantam na maioria das igrejas (infelizmente), eram tbm cânticos em louvor a Cristo e não ao homem (como o cântico "Grande é o Senhor").
Venha adorar a Deus conosco!!!!

Segue a Liturgia 24 de março 2013

CELEBREMOS COM JÚBILO
Prelúdio: Ministério de Música
Saudação: Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós
Sentença bíblica: “Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele” Sl 118.24
Convite à Adoração: Salmo 98
Hino 10: A Criação e seu Criador
Oração de Adoração:
“Deus de toda glória; neste primeiro dia da semana tu começaste a criação, trazendo luz sobre as trevas. Neste primeiro dia tu iniciaste a tua nova criação, levantando Jesus Cristo da escuridão da morte. Neste Dia do Senhor, concede que nós, o povo que tu criaste da água e do Espírito, possa unir-se com todas as tuas obras em render louvor a ti para a tua grande glória. Por Jesus Cristo, em união com o Espírito Santo, louvamos-te agora e para sempre”
Cânticos: Grupo de Louvor

CONFESSEMOS AS NOSSAS TRANSGRESSÕES
Leitura Alternada: Salmo 32
Momento Pessoal com Deus
Oração de contrição: em conjunto
“Deus de misericórdia, nós confessamos que temos pecado contra ti em nossos pensamentos, palavras e ações; no que nós temos feito e no que nós temos deixado de fazer. Nós não temos te amado com todo nosso coração, toda a nossa alma, todo o nosso entendimento e toda a nossa força. Nós não temos amado nosso próximo como a nós mesmos. Na tua misericórdia, perdoa o que fomos, ajuda-nos a corrigir o que somos e dirige-nos para o que devemos ser, de modo que nos deleitemos na tua vontade e trilhemos nos teus caminhos para a glória do teu santo nome.”

Declaração do perdão:
“Ouvi as boas novas!
Quem nos condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” Rm 8.34 e 2Co 5.17.
“Sabeis que estais perdoados e tendes paz! Amém”

Hino 31: Providência de Deus

Resposta ao perdão: Sumário da Lei
Palavras do Nosso Senhor Jesus Cristo: “O principal mandamento é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." Marcos 12.29-31

Leitura dirigente: Cl 3.12-14 e Jo 13.34:
Assim como Deus nos perdoou em Cristo, perdoemos uns aos outros
Saudação com a Paz (enquanto uma irmã fazia um solo com uma linda canção sobre o amor aos irmãos; os crentes abraçavam e saudavam uns aos outros)

ADOREMOS COM GRATIDÃO
Leitura em Uníssono: Sl 103.1-2
Cânticos: Grupo de Louvor
Dedicação dos dízimos e ofertas
Oração diaconal de gratidão

ACOLHAMOS A PALAVRA
COM OBEDIÊNCIA
Leitura Dirigente: Tiago 1.21-22
Hino 119: Súplica Pelo Culto
Mensagem expositiva: Tg 1.27 a 2.5: Como saber se a sua religião é verdadeira?

Resposta à Palavra: A Igreja em uníssono declarou sua fé entoando o Credo Apostólico

Oração de encerramento
Bênção Apostólica
Amém Tríplice

Poslúdio: Ministério de Música

Soli Deo Gloria!!!

Eduardo Chagas disse...

Rev., muito me alegra conhecer pastores que prezam por todo o teor do Culto, e não apenas do sermão; que sabem a responsabilidade que temos não apenas de instruir, mas de conduzir o povo na fundamental atividade da adoração do nosso Deus.

Soli Deo Gloria!

PS: Estou acrescentando a IP de Iguaba Grande ao rol das igrejas ao lado!