"Clerical collars and Christmas conversations" originalmente publicado em Moderator's Blog, Church of Scotland, 13 de dezembro de 2012.

Eu gostaria de encorajar os ministros de todo o país a começar a usar seus colarinhos clericais nestas semanas que antecedem o Natal. Creio que o colarinho clerical nos dá, a todos que somos Ministros da Palavra e dos Sacramentos uma oportunidade de trazer a fé ao mercado.
O colarinho lhes disse quem eu era sem uma palavra ser dita sobre isso.
Mesmo que não surjam essas conversas, estamos dando um perfil à Igreja Cristã em nossas cidades e bairros. Escrevo isto com um sorriso no rosto. As pessoas andam reclamando de não verem mais tantos guardas fazendo ronda a pé pela cidade [um elemento da cultura britânica imortalizado em filmes e seriados, especialmente de comédia, N. T.]. Talvez eles comecem a comentar sobre o número de ministros nas ruas neste Natal.
Por favor, repasse isto para o seu pastor, seja de que denominação for. Colarinhos clericais podem ser comprados online e entregues no dia seguinte. Então, nada de desculpas!
4 comentários:
Graça e paz,
sou ministro presbiteriano.
gostaria de saber onde aqui no Brasil podemos adquirir colarinhos clericais.
em Cristo.
Rev. Maurício,
O lugar mais fácil (e possivelmente mais barato) para se adquirir camisas com colarinho clerical é sempre a loja católica mais próxima.
Querendo prestigiar os protestantes que valorizam a boa práxis litúrgica, porém, é sempre possível encomendar junto à Pendão Real, da Igreja Presbiteriana Independente. http://www.pendaoreal.com.br/html/loja_cate.php?cat=279
Um abraço!
Obrigado pela dica Eduardo
vc está prestando um grande serviço à Igreja Brasileira!!!
Gostei de poder encontrar aqui e baixar os diversos manuais litúrgicos.
Deus o abençoe.
Resposta que recebi sobre PRESBÍTEROS da IPIB poderem ou não usar colarinho clerical.
Prezada ESTER,
Boa tarde! Que a paz de Deus esteja com você!
Que bonita preocupação a sua! Essa atitude tão zelosa é realmente inspiradora.
De fato, em nossa denominação (IPIB) a camisa clerical, com o colarinho clerical, é usada apenas pelos ministros ordenados.
Em nossas "Ordenações Litúrgicas" (Diretório Para o Culto a Deus) nada é dito a respeito das vestimentas litúrgicas. Já no "Manual do Culto" da IPIB, às páginas 367 e 368, há uma pequena seção dedicada às vestes litúrgicas. Ali, ao falar especialmente da roupa do ministro (pastor), menciona-se o uso da toga, da estola e da camisa e colarinho clerical.
Na Igreja Reformada, nas igrejas mais litúrgicas, leigos (como, por exemplo, os presbíteros regentes e os demais membros da igreja) podem usar veste litúrgica especial (no caso, a "alba", a "toga branca") para o dia de seu batismo, de sua profissão de fé ou ainda em seu sepultamento (!). Há também a prática em algumas de nossas igrejas de os leigos usarem togas ou estolas que os identificam como membros de um coral.
De qualquer forma, não é nossa prática o uso de camisa e colarinho clerical por presbíteros regentes.
É isto! Muito grato por sua consulta.
Rev. EMERSON
Secretaria de Música e Liturgia.
Postar um comentário