segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Semana Santa e o Ano Cristão

Editorial publicado como encarte extra no Boletim Informativo da Igreja Presbiteriana de Franca, 17 de abril de 2011, Domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, ano XII, n. 271.


As festas e tempos do ano cristão (ou calendário litúrgico) oferecem um meio de organizar a vida anual da Igreja conforme a vida de Cristo e os eventos da história da salvação. O Lecionário Comum Revisado é uma forma de organizar as leituras bíblicas do Antigo e do Novo Testamentos em torno do ano cristão.

A Semana Santa constitui o centro de todo o calendário litúrgico. Nela, relembramos como Cristo entregou sua vida por amor do mundo. Ela começa com o Domingo de Ramos e da Paixão, no qual lemos a multidão aclamando Jesus, querendo coroá-lo Rei. Porém, à medida que a história se desenrola, vemos os gritos de “Hosana!” substituídos por brados de “Crucificai-o!”.

sábado, 2 de abril de 2011

A Liturgia de Calvino na Igreja de Genebra

Introdução

A Liturgia de Genebra, segundo praticada pelo Reformador João Calvino, é historicamente considerada o ponto de partida de toda a prática litúrgica reformada e, de certa forma, influenciou toda a prática litúrgica protestante.