quarta-feira, 25 de maio de 2011

Iniciação Cristã

A Sociedade pela Liturgia Reformada publica, hoje, seu Ritual de Iniciação Cristã.

Desde os primórdios da Reforma, grande atenção foi dada a esses ritos, que não apenas marcam eventos sociais (como o nascimento e a passagem à vida adulta), mas refletem de forma marcante e visível eventos centrais da própria fé cristã.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Liturgia: Manual para o Culto Público

Veio-me às mãos o volume Liturgia: manual para o Culto Público, publicado em 1942 pela extinta Confederação Evangélica do Brasil. Pretendo fazer aqui uma descrição e avaliação do seu conteúdo, já que, de sua história em particular, não consegui obter muito.

Confederação Evangélica do Brasil

A CEB foi o mais representativo órgão pan-protestante na história do Brasil. Embora também houvesse entre eles luteranos e anglicanos, a maior representatividade em seu corpo era dos chamados "protestantes de missão" (principalmente presbiterianos, metodistas e congregacionais), de persuasão mais evangelical.

domingo, 1 de maio de 2011

O Sagrado Matrimônio, segunda edição

"Casamento" foi o assunto da semana no mundo todo, não?

Aproveitando a oportunidade, a SLR publica a segunda edição do Sagrado Matrimônio: formas litúrgicas para a celebração do Casamento cristão, que pode ser baixada aqui (ou no menu lateral).

A estrutura é a mesma: preparamos dois Ritos. O Rito I, mais formal, é um Culto Público completo com a ministração da Santa Ceia, antes da qual se insere a Liturgia Nupcial. O Rito II é uma forma simplificada, que pode ser empregada dentro ou fora de um templo.

Em ambos os Ritos, há vários textos opcionais, mais ou menos formais, e há a possibilidade de o Ministro oficiante usar seus próprios textos nos momentos principais, além de o casal poder formular seus próprios votos. Poucas mudanças foram feitas nas rubricas, para tornar a execução da Liturgia mais clara, bem como algumas revisões no próprio texto.

Como sempre, comentários e críticas são muito bem-vindos.

Ainda nesta semana, publicaremos também a tradução da liturgia usada no casamento real, na Inglaterra. Fique ligado!