sexta-feira, 30 de julho de 2010

A Liturgia Evangélica 20: Silêncio

Por Michael "iMonk" Spencer.

The Evangelical Liturgy 20: Silence originalmente publicado em InternetMonk, 29 de outubro de 2009. Traduzido com permissão.

O silêncio foi banido da maior parte dos cultos contemporâneos como se fosse uma coisa totalmente vil; no entanto, qual consumidor de cultos modernos não voltaria de um retiro monástico dizendo "eu adorei o silêncio"?

A liturgia protestante não tem tradição de silêncio, mas momentos de silêncio foram incorporados, com freqüência, no culto protestante.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A Liturgia Evangélica 19: A Oração Pastoral

Por Michael "iMonk" Spencer

The Evangelical Liturgy 19: The Pastoral Prayer originalmente publicado em InternetMonk, 26 de outubro de 2009. Traduzido com permissão.

Em seu excelente livro Mother Kirk, Douglas Wilson faz uma maravilhosa defesa do ministério das orações pastorais escritas. O leitor médio dirá "Do que ele está falando?". E esse é o problema: uma parte importante do culto que é de responsabilidade do pastor tem sido muito negligenciada. Tanto que a mera sugestão de resgatá-la soa como algo bizarro.

terça-feira, 27 de julho de 2010

A Liturgia Evangélica 18: As Orações do Povo

Por Michael "iMonk" Spencer.

The Evangelical Liturgy 18: The prayers of the people originalmente publicado em InternetMonk, 22 de outubro de 2009. Traduzido com permissão.

Confira o ótimo artigo de Dennis Bratcher sobre as Orações do Povo na liturgia. Um tutorial completo sobre os diferentes tipos de orações, litanias, coletas etc. está disponível nesta página da Igreja Evangélica Luterana do Canadá. [ambos em inglês, N. do T.]

A idéia de "pedidos de oração" congregacionais em um Culto de Adoração é suficiente para fazer qualquer um que esteja organizando um culto para seekers surtar e sair correndo da reunião de planejamento.

Na minha tradição, abrir espaço para pedidos verbais de oração é um grande risco de matar a reunião em que isso aconteça. Provavelmente se ouvirá "excesso de informação" sobre procedimentos médicos, problemas familiares e várias situações onde a intervenção divina é necessária. O foco da oração raramente foge de questões médicas e pessoais. Para um visitante em uma situação dessas, esse tipo de exposição pode fornecer um bom motivo para nunca mais voltar.

É claro, uma comunidade de fé ora junta, e motivos de oração podem cobrir toda a gama das experiências humanas, desde a mais sublime até ao trivial e ao ridículo. Não é louvável que se diga que uma igreja é uma comunidade de estranhos que não choram uns com os outros ou não sentem as agruras da vida juntos.

A liturgia deveria ensinar as pessoas a orar. A mais básica de todas as funções da liturgia é moldar os pensamentos, palavras e corações -- expressões de um povo -- à forma de um ato de adoração.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A Liturgia Evangélica 17: A Santa Ceia

Por Michael "iMonk" Spencer

The Evangelical Liturgy 17: The Lord's Supper originalmente publicado em InternetMonk, 19 de outubro de 2009. Traduzido com permissão.

Aqui está a Introdução desta série. Os demais posts podem ser lidos na categoria Série: Liturgia Evangélica.

Nos últimos dois anos, eu escrevi extensamente no InternetMonk na tentativa de recuperar alguma sanidade, freqüência e significado para a prática da Santa Ceia na minha tradição batista. Você pode encontrar esses posts nas categorias "Baptists" e "Church" nos arquivos do IM.

Para esta série, minha intenção será modesta: como a Santa Ceia (por favor, permitam-me usar apenas este nome, sem deixar de levar em conta que outros protestantes e evangélicos podem usar outros) se encaixa na liturgia evangélica e no contexto de uma recuperação da liturgia na igreja protestante?

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Liturgia e Sermões (XV e XVI domingos do Tempo Comum)

Nas últimas duas semanas, eu fui escalado para cobrir as férias de um pastor do meu presbitério, em uma das congregações da minha igreja. O resultado, pro bem ou pro mal, está aqui.

11/07/2010 (XV Domingo do Tempo Comum)
Liturgia
Sermão

18/07/2010 (XVI Domingo do Tempo Comum)
Liturgia
Sermão

sábado, 17 de julho de 2010

A Liturgia Evangélica 16: O Batismo

Por Michael "iMonk" Spencer.

 The Evangelical Liturgy 16: Baptism originalmente publicado em InternetMonk, 12 de outubro de 2009. Traduzido com permissão. 

Vou deixar isto claro de início: nós não vamos discutir a teologia do Batismo. Eu vou falar sobre o lugar do Batismo na liturgia, e o farei do ponto de vista de um credobatista descrevendo a liturgia de um culto protestante.

A maioria dos espaços formalizados de culto, mesmo os mais simples, têm um batistério ou uma pia batismal. Nestas igrejas onde o batistério/pia é uma parte permanente da arquitetura do culto, há um lembrete constante do lugar do Batismo na vida cristã.

Na minha tradição, a fé nos une a Cristo, mas o Batismo é a "confissão" de Cristo perante os homens, que inicia a participação junto ao povo reunido de Deus. O batistério/pia é freqüentemente uma parte do culto, pois Batismos são realizados e confissões de fé dadas nas águas batismais.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

A Liturgia Evangélica 15: Os Credos

Por Michael "iMonk" Spencer.

The Evangelical Liturgy 15: The Creeds originalmente publicado em InternetMonk, 9 de outubro de 2009. Traduzido com permissão.

A série inteira é apresentada aqui, e você pode achar todos os posts anteriores clicando aqui.





Um hino que eu cresci cantando dizia que "a minha fé encontrou um lugar de descanso, não em tradição ou credo." Uma acusação freqüente feita contra os conservadores batistas durante o ressurgimento conservador foi que eles estavam "impondo o credalismo" sobre a Convenção Batista do Sul.

Uma regra básica para conflitos denominacionais: antes de fazer uma acusação, certifique-se se a questão sendo discutida é de fato uma coisa ruim.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Liturgia Evangélica 14: O Sermão

Por Michael "iMonk" Spencer

The Evangelical Liturgy 14: The Sermon originalmente publicado em InternetMonk, 5 de outubro de 2009. Traduzido com permissão.

Cerca de 98% da blogosfera cristã é escrita por pregadores, sobre pregação, então eu me pergunto quanto eu preciso dizer sobre este assunto. No passado, eu fiz uma série breve sobre "O que há de errado com o sermão?". Muito daquilo se aplica aqui.

Este post é particularmente sobre o lugar do sermão na liturgia evangélica. A primeira coisa que eu quero dizer é que o sermão deve ser proeminente, mas não dominar a ordem do culto. Nós vivemos em um tempo em que se vivencia muita pregação em extremos, e a pregação equilibrada é rara.

O que seria pregação equilibrada?

sábado, 10 de julho de 2010

A Liturgia Evangélica 13: O Ofertório

Por Michael "iMonk" Spencer

The Evangelical Liturgy 13: The Offering originalmente publicado em InternetMonk, 2 de outubro de 2009. Traduzido com permissão.

Todos os posts desta série podem ser lidos na categoria Série: Liturgia Evangélica. Se você não sabe do que eu estou falando, leia a Introdução.


Embrenhe-se nos sertões do sudeste do Kentucky, ache uma igrejinha Holiness rural, daquelas onde a pregação, cheia de lamentos e saltos e gritos, parece uma coisa de outro mundo; uma igreja onde ninguém conseguiria ler uma ordem de culto se eles tivessem uma.

Bem no meio do culto eles terão um ofertório. A mesma coisa em quase qualquer igreja, protestante ou evangélica, a menos que eles tenham mudado de propósito o jeito como as ofertas são feitas (o que acontece em muitas igrejas que estão repensando seus cultos segundo as linhas contemporâneas/voltadas aos que buscam).

quinta-feira, 8 de julho de 2010

A Liturgia Evangélica 12: A Declaração de Perdão

Por Michael "iMonk" Spencer

The Evangelical Liturgy 12: The Assurance of Pardon originalmente publicado em InternetMonk, 28 de setembro de 2009. Traduzido com permissão.

Todo aquele que pecar tem advogado junto a Deus,
Jesus Cristo, o Justo.
Por sua vida, morte e ressurreição,
Ele encontrou suas ovelhas perdidas, e as traz de volta, regozijando-se por um pecador que se arrepende.
Em Jesus, nós jamais estamos fora do alcance do amor de Deus.
Assim, hoje, em nome de Jesus,
Eu proclamo a todos vocês, que crêem no Evangelho: Em Jesus, os seus pecados estão perdoados!
Recebei as Boas Novas!

Como um dirigente de culto, eu particularmente gosto da declaração de perdão. O anúncio do grande perdão de Deus deve trazer alegria ao coração de qualquer um que possa proclamá-lo sobre o povo de Deus.

sábado, 3 de julho de 2010

A Liturgia Evangélica 11: A Confissão Comunitária

Por Michael "iMonk" Spencer

The Evangelical Liturgy 11: The Corporate Confession originalmente publicado em InternetMonk, 23 de setembro de 2009. Traduzido com permissão.

Acompanhe esta série clicando em Série: Liturgia Evangélica.

Leitura complementar: How Corporate Confession saved my faith [Como a Confissão Comunitária salvou a minha fé]. E a parte 2. De nosso amigo Patrick Kyle. E uma maravilhosa coleção de confissões comunitárias evangélicas podem ser encontradas neste post em Reformation Theology.

TODO-PODEROSO e misericordioso Pai; nós temos errado e nos desviado de teus caminhos, qual ovelhas perdidas. Nós temos seguido por demais os desígnios e desejos de nossos próprios corações. Nós temos transgredido as tuas santas leis. Nós temos deixado de fazer aquilo que deveríamos fazer; e temos feito aquelas coisas as quais não deveríamos fazer. Não há em nós nada que seja são. Mas tu, ó Senhor, tem misericórdia de nós, miseráveis pecadores. Poupa, ó Deus, tantos quantos confessam a ti suas ofensas. Restaura tantos quantos são penitentes, segundo as tuas promessas declaradas à humanidade em Cristo Jesus, Nosso Senhor. E concede, ó Pai de misericórdia, por seu amor, que nós possamos doravante viver uma vida de santidade, justiça e sobriedade, para a glória de teu santo Nome. Amém. (Livro de Oração Comum).

DEUS Todo-Poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, Criador de todas as coisas, Juiz de todos os homens; nós reconhecemos e deploramos a multidão de nossos pecados e perversões, os quais nós, de tempos a tempos, temos lamentavelmente cometido, por meio de nossos pensamentos, palavras e ações, contra tua Divina Majestade, provocando com justiça a tua ira e indignação contra nós outros. Nós vigorosamente nos arrependemos, e sinceramente deploramos tais nossas transgressões, cuja mera lembrança nos é pesarosa, e cujo fardo nos é insuportável. Tem misericórdia de nós, tem misericórdia de nós, ó Pai de misericórdia, por amor de teu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo; perdoa tudo quanto se passou, e concede que doravante possamos servir-te e agradar-te em novidade de vida, para a honra e glória de teu nome. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém. (LOC)

EU confesso ao Deus Todo-Poderoso, e a vós, meus irmãos e irmãs, que eu tenho pecado, por minha culpa, em meus pensamentos e em minhas palavras, no que eu fiz e no que deixei de fazer; e rogo à Bem-Aventurada Maria, sempre Virgem, a todos os anjos e santos, e a vós, meus irmãos e irmãs, que intercedam por mim junto ao Senhor, nosso Deus. Que Deus Todo-Poderoso tenha misericórdia de nós, perdoe os nossos pecados e nos guie à vida eterna. Amém.

Senhor, tem misericórdia de nós. Senhor, tem misericórdia de nós.
Cristo, tem misericórdia de nós. Cristo, tem misericórdia de nós.
Senhor, tem misericórdia de nós.Senhor, tem misericórdia de nós. (do Rito Penitencial Católico Romano)


Pergunte a um visitante de primeira viagem em um culto litúrgico o que ele mais gostou, e há uma boa chance que eles digam "a confissão comunitária de pecados". Tem alguma coisa que é impossível de apontar, em se ver o povo de Deus, unido e em palavras conhecidas, dizendo que são pecadores e que precisam da graça.