segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Manual: Culto Público, Rito 2

Prosseguindo com o projeto do Manual do Culto da SLR, estamos publicando o Rito 2 para a celebração do Culto Público.


Conforme a introdução do texto:

Este rito busca resgatar a forma do culto público adotada pelas igrejas reformadas da linhagem continental (suíça, francesa, holandesa, húngara e belga). Serviram de fontes documentais diretas, além das orações registradas por Calvino, através do livro de Charles W. Baird, as formas atualmente adotadas pelas seguintes igrejas: Eglise Réformée de France, Reformed Church in America, Reformed Church in the United States, Christian Reformed Church of North America e Canadian Reformed Church.
Embora dotado de menor cerimonialidade e ritualismo do que o culto cristão histórico, o culto reformado, em sua forma tradicional, é uma reunião mais sóbria e solene do que aquela. É um culto mais informativo do que dialético; a ênfase nas ações da congregação é menor do que no culto cristão histórico; nele, torna-se mais importante ouvir e aprender de Deus do que prontamente responder a ele. Isso se faz notar no menor número de responsos congregacionais; mais freqüentemente, o ministro e os oficiantes individuais são quem “emprestam sua voz” ao povo, que participa com seu “amém”, bem como entoando, em resposta à iniciativa divina, salmos, hinos e cânticos.
Conquanto o uso da forma cristã histórica da Grande Oração de Ação de Graças na celebração da Sagrada Eucaristia esteja se disseminando entre as igrejas reformadas, pode ser recomendável o uso da forma tradicional calvinista de ministração deste Sacramento em situações penitenciais, como os tempos da Quaresma e do Advento, bem como em épocas e situações de especial gravidade em que seja pastoralmente recomendável o uso desta forma mais sóbria.

ATUALIZAÇÃO (12/01/2009)

Os ritos já publicados podem ser encontrados aqui!

Opiniões e críticas são sempre bem-vindas!